A presente proposta de plano de aula foi construída tendo como base o texto Modelagem Matemática e o Uso do Computador: Uma Atividade Interdisciplinar de Rita de Cássia Pedrete Nogueira que propõe um trabalho interdisciplinar com a disciplina Física.
Para a execução da proposta foram utilizadas mídias educacionais como: computador para elaboração de slides no programa Office Powerpoint e construção de tabelas e gráficos utilizando o aplicativo Excel e data show para exibição de slides.
O plano de aula é para alunos do 1º ano do Ensino Médio que constará de pesquisa a ser realizada no município, construção de tabelas e gráficos e exposição de síntese do trabalho em sala de aula.
O assunto escolhido foi o transporte escolar que tem como o título: “Quanto tempo se gasta com o transporte escolar?”, assunto este de grande interesse, importância e do cotidiano dos alunos do referido colégio haja vista que a grande maioria dos alunos depende desse meio de transporte para comparecer às aulas.
O planejamento da aula exigiu o envolvimento da disciplina de física através do seguinte questionamento: Você sabia que existem regras para a utilização do transporte escolar? Os alunos devem verificar que existem diferentes tipos de velocidade a serem utilizados nos perímetros urbano e rural e utilizar a fórmula de Velocidade Média, onde Vm é a velocidade média, d é a distância percorrida pelo objeto e Δt é o tempo que o objeto gastou durante o percurso para calcular a velocidade média com que o transporte escolar fazia o trajeto das localidades.
PLANO DE AULA
Escola: COLÉGIO ESTADUAL JAYME CÂMARA
Disciplina: MATEMÁTICA
Professor: ELIENAY VALERIANO DE LIMA
Nível de Ensino: ENSINO MÉDIO Série/Ano: 1º – 2010
Tema: Transporte Escolar
Conteúdo: Funções
Duração: 04 aulas
Atitudes: Usar com responsabilidade o conhecimento adquirido no reconhecimento da Matemática como uma construção humana que contribui para a compreensão e resolução de problemas do cotidiano.
Procedimentos: A partir da Modelagem Matemática, despertar o interesse em encontrar soluções para questionamentos sem o medo de arriscar hipóteses.
Objetivo: Reconhecer uma função como uma relação do cotidiano e os seus vários tipos de representações.
Habilidade trabalhada: Utilizar a interdisciplinaridade para mostrar que podemos trabalhar com Matemática e Física em interação.
Material: TV Pendrive, Data Show e Computador
Metodologia:
1º Momento: A aula tem início com apresentação de vídeo na TV Pendrive sobre Transporte Escolar. A seguir, divididos em grupos os alunos devem construir uma tabela com as localidades atendidas pelo transporte escolar, as distâncias aproximadas deste até a sede do município e o tempo diário gasto pelos alunos no referido transporte.
2º Momento: Com o uso do Data Show será exibido o conteúdo Funções.
3º Momento: No Laboratório de Informática, com o uso do Microsoft Office Excel os alunos deverão construir a tabela de informações e um gráfico de 1º grau com os dados recolhidos.
4º Momento: Os alunos devem utilizar a fórmula de Velocidade Média para calcular a velocidade empreendida pelo transporte escolar.
5º Momento: Na sala de aula os alunos apresentarão no Data Show suas produções e farão uma síntese do trabalho realizado.
Avaliação: A avaliação se dá observando as produções dos grupos, a interação entre alunos durante a execução da atividade proposta e a apresentação dos trabalhos em sala de aula.
Referências: Matemática Aula Por Aula – Ensino Médio - Xavier e Barreto – Editora FTD
Nenhum comentário:
Postar um comentário